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Projeto Eureka! - Sistema para Ensino de Ciências

Projeto Eureka!

Apresentação

A produção de Ciência e Tecnologia só se dá quando o sistema educacional é capaz de desenvolver nos estudantes, o gosto pela Ciência e as competências necessárias para aprender. Com isto em mente apresentamos o Projeto Eureka! Um sistema robusto para o ensino de Ciências que permite fazer na prática o que foi teoricamente ensinado, além de estimular e desafiar os estudantes para a busca de novos conhecimentos.

Projeto Eureka! é um sistema interdisciplinar para ensino de ciências desenvolvido para o nível secundário. Consiste de mais de 100 experimentos educativos elaborados para serem realizados pelos próprios alunos, além de roteiros para os professores.

Trata-se da aplicação de uma nova metodologia no ensino de Ciências. Para isto desenvolvemos uma série de kits portáteis (LabBox), embalados em material seguro, que transformam qualquer espaço em um completo laboratório. Além de tudo, é 100% reutilizável, grande vida útil e baixíssimo custo de manutenção.

O Projeto Eureka! se destaca:
- Pela metodologia dos roteiros experimentais, pois podem ser feitos em sala de aula e na própria carteira escolar.
- Pelos equipamentos utilizados para a realização dos experimentos, sem reagentes perigosos, com material inquebrável em sua maioria (plástico e metais).
- Sistema de armazenagem das peças, pois todas são armazenadas em berço de EPS de alta densidade e em caixas de plástico resistente. O seu peso e tamanho reduzido permitem que sejam empilhadas e armazenadas em um pequeno espaço e podem ser carregadas pelos próprios alunos.

Material de Apoio

Todo o material de apoio foi desenvolvido por professores experientes nas áreas de física, química e biologia e é constituído de dois livros distintos: o do aluno e do professor. O livro do aluno contém os roteiros experimentais com os procedimentos de montagem e coleta de dados e questões adicionais que o levam a pensar além do que foi proposto. Já o livro do professor, foi desenvolvido para funcionar como um guia, fornecendo a segurança necessária para o educador orientar os alunos, pois todos os experimentos estão respondidos e há informações detalhadas de como realizá-los.

Lista de Experimentos

A água dissolve tudo? (parte 1)
A água dissolve tudo? (parte 2)
A água dura e água mole (não foi feito: falta o sulfato de cálcio)
Ar em todas as partes
Capilaridade
Dilatação e contração da água
Dilatação e contração do ar
Dissolução de substâncias (parte 1)
Dissolução de substâncias (parte 2)
Estudo dos solos
Fatores que interferem na velocidade de reação química
Limpando uma água barrenta
Método científico (parte 1)
Método científico (parte 2)
Mudança de fase da água
Noções de empuxo
Observando a tensão superficial da água
Pressão atmosférica (parte 1)
Pressão atmosférica (parte 2)
Propriedades do ar
Substâncias desaparecem
Temperatura de solidificação e fusão da água
Tratamento de água
Verificando a umidade do ar (não foi feito: falta o cloreto de cobalto)
Volatilidade de líquidos
Osmose
Chuva acida
Estrutura interna de uma flor
Ação do fermento biológico
Determinação de amido e glicose
Extração de pigmentos vegetais
As cores e seus segredos
Determinação de proteína
Microosmose
Observação de célula vegetal
Observação de uma semente de amendoim
Observação de grão de pólen
Observação de uma semente de pinheiro
Observação de nervuras em célula vegetal
Os estão os estômatos?
Polímeros
Naftalina que flutua
O menisco
Fototropismo
Fotossíntese
Estimar que plantas absorvem água
Respiração e gás carbônico
Respiração dos insetos
A vaporização
As plantas transpiram
Substancias iônicas, moleculares e metálicas
Chuva acida
“Cobreação”
Condutibilidade elétrica
Densidades diferentes
Digestão de amido na boca
Energia de ativação
Evidência da ocorrência de uma reação
Fenômenos que alteram a matéria
Gás carbônico
“Geleca”
Identificação de proteínas
O vento
Observação de célula animal
Observação de células na boca
Observação de coração de ave
Obtenção de H2
Produzindo cola
Qual é a área de uma folha vegetal?
Qual é o volume de um grão de feijão?
Qual é o volume de um pedaço de batata?
Qual é a importância da mastigação?
Qual alimento possui Vitamina C?
Reação entre acido e base
Semelhante atrai semelhante
Transformações químicas
Propriedades coligativas
Qual é o azul mais azul?
Separação de misturas
Solubilidade em água
Construindo uma pilha
Densidade
Mistura de soluções com reação química (parte 1)
Mistura de soluções com reação química (parte 2)
Classificação dos óxidos
Calor de reação (parte 1)
Calor de reação (parte 2)
Chuva acida
Cinética química
Conhecendo ácidos e bases
Misturas homogêneas e heterogêneas
Medidas
Massa e peso
Lei de Hooke
Equilíbrio de um corpo
Polia Fixa
Polia Móvel
Polia móvel e Fxa associadas
Força de Atrito e a Área de Contato
Força de Atrito e a natureza do par de superfícies
Massa específica de sólidos regulares
Massa Específica de sólidos irregulares
Massa Específica de liquido
Princípio de Arquimedes
Obtenção da expressão Do Empuxo exercido POR UM líquido
Relacionar Empuxo e o Peso do volume de líquido deslocado por um corpo imerso num líquido.
Movimento Retilíneo Uniforme
Medir temperatura e identificar escalas e grandezas termométricas
Propagação de calor por convecção
Formação de imagem no espelho plano
Leis da Reflexão
Associação de Espelhos Planos
Analisar as propriedades de um raio luminoso incidente num espelho côncavo.
Analisar as propriedades de um raio luminoso incidente num espelho convexo.
Utilizar as leis da refração e determinar o índice de refração do acrílico em relação ao ar.
Identificar a posição do foco principal de uma lente delgada.
Analisar o funcionamento da lupa (Lente de aumento)
Formação da Imagem em uma lente convergente
Ótica da Visão
Diferenciando o sinal da carga de corpos eletricamente carregados.
Ação entre pólos magnéticos de imãs
Descobrindo o Norte Geográfico
Campo Magnético
Imantação por atrito
Imantação por contato e indução
Detector de corrente elétrica com a bússola
Ligar uma lâmpada em série com associação de duas pilhas
Medida de tensão usando o multímetro digital
Medida de intensidade de corrente elétrica com multímetro digital
Associação de lâmpadas em série
Associação de lâmpadas em paralelo.

Composição:

01 (um) Anel de Ferro com mufa Ø70mm; 01 (uma) Base com haste em ferro 45cm; 02 (dois) Bastões de plástico 300x10mm; 02 (dois) Béquer de plástico - 100 mL; 02 (dois) Béquer de plástico- 250 mL; 06 (seis) Béquer de plástico- 50mL; 02 (duas) Colheres de sopa; 02 (dois) Conta gotas; 02 (dois) Erlenmeyer de plástico 250 mL; 01 (uma) Espátula com cabo de madeira e lâmina de aço inox 120mm; 01 (uma) Espátula de plástico 120mm; 01 (uma) Estante para tubos de ensaio em arame com PVC 12 tubos Ø13mm; 01 (um) Frasco plástico graduado c/ tampa de rosca 250 mL; 01 (um) Funil de Plástico Ø70mm; 01 (uma) Pinça universal para bureta com mufa abertura 60mm; 01 (uma) Lupa Ø75mm; 01 (um) Tubo de silicone transparente com 0,60m (ØInt. X ØExt.) 6X10mm; 01 (uma) Pinça tipo relojoeiro 140mm; 01 (uma) Pisseta 500mL; 02 (duas) Placas de petri (plástico) descartável estéril c/ 1 Divisão 90X15; 01 (uma) Pinça de madeira para tubo de ensaio; 02 (duas) Provetas de plástico 100 ml; 02 (duas) Provetas de Plástico 50 ml; 01 (um) Termômetro químico escala externa -10ºC à +110 °C; 06 (seis) Tubos de ensaio plástico 12x75mm com tampa; 02 (duas) Lâminas de Cobre 1x20x100mm; 02 (duas) Lâminas de Ferro 1x20x100mm; 02 (duas) Lâminas de Zinco 1x20x100mm; 01 (um) microscópio monocular 400x; 01 (uma) caixa de lâminas preparadas 25 peças, 01 (um) Carretel de Linha; 01 (uma) Mola Lei de Hooke; 01 (um) Duplo Cilindro de Arquimedes; 01 (um) Dinamômetro tubular de metal de 1N precisão de 0,01N; 01 (um) Dinamômetro tubular de metal de 2N precisão de 0,02N; 01 (um) Tripé de Ferro tipo Estrela com 1kg e manípulo para fixação de hastes de Ø12,5mm; 05 (cinco) Massas Aferidas de 50g com gancho de engate rápido; 01 (uma) Haste Ø12,5x400mm macho; 01 (uma) Haste Ø12,5x400mm Fêmea; 02 (dois) Manípulos Cabeça Plástica M5x15mm; 01 (um) Pino para suporte de travessão; 01 (um) Travessão para Momento Estático em alumínio com 400x32x4mm e 15 furos com uma régua de 20cm - 0 - 20cm e uma régua de 0 à 40cm; 01 (uma) Haste Ø4,5x145mm com 3 rebaixos para pendurar mola com knob passante M5; 01 (um) Suporte de arame para pendurar travessão; 01 (uma) Roldana móvel dupla; 01 (uma) Roldana móvel simples; 01 (uma) Roldana dupla fixa; 02 (dois) Fixadores de metal com manípulo; 01 (uma) Trena mini 2m; 01 (uma) Vela; 01 (um) Paquímetro plástico 150mm; 01 (um) Becker Plástico 250mL; 01 (uma) Seringa plástico 10mL; 01 (um) Tubo de silicone transparente com 0,60m (ØInt. X ØExt.) 6X10mm; 01 (um) Arame para pendurar ventoinha; 01 (uma) Ventoinha de Ø65mm e oito pás; 01 (um) Corpo de Prova de alumínio com gancho Ø19x40mm; 01 (um) Corpo de Prova de ferro com gancho Ø19x40mm; 02 (dois) Termômetros químicos escala externa -10ºC à +110 °C; 01 (um) Densímetro 0,700 - 1,000; 01 (uma) Proveta de Vidro 250mL com base de plástico; 01 (uma) Haste de Alumínio 275x9,5x3,2mm para condução térmica; 02 (duas) Pilhas grandes tamanho D; 01 (um) Frasco de Ferro em pó 25g; 01 (uma) Bússola pequena Ø43mm; 04 (quatro) Imãs em barra ferrite 25x12x4mm; 01 (um) Multímetro Digital com possibilidade de medição de tensão AC/DC, corrente AC/DC e resistência elétrica com cabos de prova; 01 (uma) Placa circuito 183x155mm com dois soquetes para pilhas grandes, conector tipo P4 para ligação da lanterna laser, 3 soquetes tipo E-10 com lâmpadas tipo mini de 2,7V/150mA, sistema de conexão composto por 12 molas de pressão e dois bornes de conexão elétrica; 01 (uma) Placa de Acrílico 180x160x3mm; 01 (um) Cabo de ligação para fonte laser com 1m e plug P4 fêmea em uma das pontas e plug P4 macho na outra ponta; 02 (dois) Pares de cabos de ligação banana/jacaré 50cm preto/vermelho; 01 (um) Suporte fixador com haste de metal Ø2x150mm com pino banana; 10 (dez) Canudos de plástico; 20 (vinte) Fios rígidos para conexão elétrica; 01 (um) Cartaz com rosa dos ventos; 01 (um) Dinamômetro tubular de metal de 5N precisão de 0,05N; 01 (um) Kit Rampa de Rolamento e forma de U (Auxiliar com 20cm de comprimento e Principal com 50cm de comprimento); 01 (um) Rolo de Metal para MRU; 02 (dois) Espelhos de vidro plano 10x6cm; 01 (uma) Vela;; 01 (um) Bloco de Madeira Atrito; 01 (um) Cronômetro Digital Manual; 02 (dois) Suportes de metal para espelhos planos; 01 (um) Espelho Conjugado de Plástico com espelho plano, espelho côncavo e espelho convexo; 01 (uma) Lanterna de laser diodo vermelho de 5mW de duplo Feixe montada em gabinete de metal com chave liga/desliga e plug P4; 01 (uma) Lente de Acrílico Plano Convexa; 01 (uma) Lente de Acrílico Plano Côncava; 01 (uma) Lente de Acrílico Semi Cilíndrica; 01 (uma) Lente de Acrílico Biconvexa; 01 (uma) Lente de Acrílico Bicôncava; 02 (dois) Cavaletes de Metal para lentes; 01 (uma) Lente de vidro biconvexa Ø60mm DF 120mm montada em suporte plástico com adesão magnética; 01 (uma) Placa 75x75mm translúcida com adesão magnética para projeção; 01 (um) Suporte Plástico com adesão magnética com orifício para projeção; 01 (um) Conj de cartazes para estudo de ótica da visão (Miopia, Hipermetropia e Olho Normal); 01 (um) Cartaz com transferidor de 360º.

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